Consciência plena

De acordo com os preceitos budistas, o estado de iluminação denominado nirvana surge da compreensão sábia e clara da realidade, sem a interferência do ego.

Essa sabedoria traz o sentimento de equidade, fonte de harmonia. Para atingir tal estado de consciência, o zen-budismo se baseia no zazen, a meditação sentada, cuja chave é a respiração consciente. Basta prestarmos atenção nela.

No entanto, o treino leva tempo, pois interferências externas e o próprio fluxo de pensamentos costumam atrapalhar a prática. Mas, com disciplina e persistência, o praticante adquire agilidade para retomar o processo. O objetivo é ampliar a percepção da realidade. É preciso que o olhar vá além do “eu”, já que nosso equilíbrio está inserido em um quadro muito maior do que nós mesmos.

Estamos conectados a tudo e a todos. Isso significa que a harmonia individual não está separada da harmonia coletiva. Tudo nos afeta. A serenidade do indivíduo depende do chefe, do salário, das férias, do trânsito.

Quando nossa visão não está clara e, portanto, não identifica essa rede de relações, emerge o apego a si mesmo. Colocar o “eu” acima de tudo traz sofrimento e desarmonia.

A prática regular da meditação proporciona o oposto: a plena atenção. Uma vez conectados com o momento presente, enxergamos longe. Conseguimos notar como falamos, nos movemos, como interagimos com as pessoas e o meio ambiente. Percebemos a maneira como recebemos e transformamos a energia em nossa vida.

O que alimentamos em nós e ofertamos ao mundo? Essa é uma escolha individual e nossa harmonia depende dela.

Monja Coen

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s