Tá Motivado?

Motivação é uma palavra sinistra, radicada numa duplicidade pessoal e corporativa. Os gerentes perguntam, “Como posso motivar meus empregados?”, e as mães perguntam a mesma coisa sobre estudantes teimosos. A pior maneira de “buscar” motivação é sair procurando por ela. “Não consigo achar minha motivação” é um argumento recorrente que usamos para mentir a nós mesmos.

A correta tradução de “estou procurando por motivação” que vai resolver um monte de problemas é “Eu não quero”. A mãe ou gerente não querem apenas que o empregado ou filho façam o trabalho. Eles querem que você QUEIRA. Só aprender a ler não é suficiente; professores, pais e as pessoas interessadas todas querem que a criança tenha algum prazer na leitura. O garoto peralta deve querer ler quando ninguém estiver olhando. Gerentes tem um instinto que empregados que odeiam que estão fazendo bem ainda são problema.

Por isso, ao invés de dizer a você mesmo ou aos outros, “Encontre motivação”, tente palavras honestas em bom português. “Não consigo encontrar uma maneira de gostar do que eu não gosto”. (…)

Então, da próxima vez que um gerente disser, “Como eu motivo meus empregados”, pergunte se eles gostam do trabalho, e o que eles possivelmente não gostam que esteja dentro do seu alcance.

“Gostar” é uma palavra curta, honesta e emocionalmente rica. “Motivação” é uma abstração e é inerentemente dúbia. Eu poderia escrever mais sobre isso mas não quero.

Clarence Thomson

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s