Cuidado com os ciúmes: nem sempre são prova de amor

Uso a palavra no plural porque acredito que existam dois tipos de ciúme: um ligado ao aspecto sexual e o outro, aos fenômenos sentimentais.

O ciúme de caráter sentimental pode se manifestar num pai, por exemplo, em função da enorme dedicação que sua esposa dispensa ao filho, amado e também rival. O marido pode sentir ciúme da intimidade da mulher com a mãe ou irmão dela sem que lhe passe pela cabeça qualquer temor de cunho erótico.

O ciúme amoroso deriva do caráter possessivo do amor, ao menos em sua versão mais comum e mais imatura. Queremos ser a pessoa mais importante para o amado o tempo inteiro, mesmo na presença de outras pessoas importantes.

Queremos ser a prioridade o tempo todo. Quem está no centro do triângulo tem de tentar agir com sabedoria para não magoar aqueles que tanto gostam dela.

Cabe a quem ama lutar contra o ciúme a toda hora e não aceitá-lo como fato inevitável.

O principal é que, em hipótese alguma, devemos achar que este sentimento nos dá direitos: não é porque amo e sinto ciúme da intimidade da minha amada com alguém que posso interferir no comportamento dela. O amor não dá esses direitos. Menos ainda o ciúme que deriva dele.

O ciúme sexual aparece quando um homem percebe que um outro está olhando com desejo para sua mulher e, principalmente, quando ela dá sinais de que sentiu o golpe.

O inverso também existe: a mulher percebe que seu marido olhou com desejo outra mulher. Isso para falar de situações mais leves em que nada acontece de fato.

Não há solução para isso, pois os homens sentem mesmo desejo visual, e as mulheres se excitam ao se perceberem desejadas. É a biologia, e é inevitável. Tem mais a ver com a vaidade do que com o amor.

Tratei aqui dos casos em que o ciúme não tem base na realidade.

Flávio Gikovate

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s