O vazio

O vazio não é a ausência de tudo, mas a potencialidade mais absoluta.

Se considerarmos a equação matemática 0 = (+1) + (-1), da esquerda para a direita, vemos o Zero originando os opostos, dando lugar à polaridade. Se a observarmos da direita para a esquerda, podemos entender o zero como o ponto onde os opostos se aniquilam e a polaridade se complementa. Deduzimos que o Zero não só dá origem à existência, mas também desenvolve os Princípios Positivo e Negativo e a ideia de polaridade.

O Zero seria o Tao, +1 o Princípio Yang, e -1 o Princípio Yin.

Os maias descobriram e usaram o zero pelo menos mil anos antes que algo parecido fosse conhecido na Europa. Representavam-no como um caracol, que na glíptica maia tem a forma de uma espiral. A melhor representação gráfica do zero é a espiral, que integra o ponto sem dimensões com o infinito, dando uma ideia de movimento e geração.

A espiral, símbolo de geração e regeneração periódica, mostra a permanência do ser por meio das flutuações e das mudanças. Não só manifesta o movimento circular, mas une o ponto original com o infinito. A espiral está mostrando que o Zero e o Infinito são duas formas de ver a mesma coisa.

O Zero é a espiral fechada, potencialmente infinita, o infinito não manifestado, não diferenciado. O Infinito é a espiral aberta, o Zero manifestado, a manifestação do potencial.

 “Forma é vazio e vazio em verdade é forma. O vazio é um vácuo vivo que pulsa em um ritmo sem fim de criação e destruição.” Sutra budista

 “Quando se sabe que o grande vazio está cheio de CH`I (energia cósmica), compreendemos que não seja coisa alguma que não seja o nada” Fritjof Capra – O TAO DA FÍSICA

 “E em verdade a Realidade Suprema é Silêncio e Vazio” Arnaud Desjardins

 “O espaço vazio é pleno de beatitude”. Lama Gangchen Rinpoche

Veet Pramad

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s