Saia do aborrecimento.

Saia do aborrecimentoA mente existe em um estado de “nunca ter o suficiente”, porque sempre ambiciona mais. Quando você se identifica com a mente, você se aborrece e se inquieta facilmente. O aborrecimento significa que a mente tem fome de novos estímulos, de mais alimento para os pensamentos, e que a fome não está sendo satisfeita.

Quando você está aborrecido, pode satisfazer sua “fome mental” lendo uma revista, fazendo uma ligação telefônica, assistindo televisão, navegando pela Internet, fazendo compras ou — e isto é bastante comum — transferindo ao corpo a sensação mental de carência e a necessidade de querer sempre algo mais, satisfazendo-a brevemente, ingerindo mais comida.

Ou você pode se sentir aborrecido e inquieto, e observar a sensação de estar aborrecido e inquieto. À medida que você vai se dando conta destas sensações, começará a surgir algum espaço e quietude em volta delas. A princípio só haverá pouco, porém, conforme cresça a sensação de espaço interno, o aborrecimento começará a diminuir em intensidade e significado. De modo que inclusive o aborrecimento pode lhe ensinar quem você é e quem você não é.

Você descobre que ser “uma pessoa aborrecida” não é a sua identidade essencial. O aborrecimento, simplesmente, é um movimento interno de energia condicionada. Tampouco, você é uma pessoa enfadada, triste ou temerosa. O aborrecimento, o enfado, a tristeza e o medo não são “seus”, não são pessoais. São estados da mente humana. Vêm e vão.

Nada daquilo que vem e vai é você. “Estou aborrecido”; quem está ciente disto? “Estou enfadado, triste, atemorizado”; quem está consciente disto? Você é o conhecimento e não o conhecido.

Eckhart Tolle

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s