Pelos caminhos da vida caí e me levantei, me perdi, busquei, encontrei.

Pelos caminhos da vida caí e me levantei, me perdi, busquei, encontrei.A vida nos conduz por caminhos que às vezes parecem sem sentido. Toma rumos inesperados. Prepara-nos para um futuro que sequer imaginaríamos. Assim foi comigo.

Cheguei ao mundo em 1959, em São Paulo. Comecei meus estudos no Bairro do Ipiranga, cursei Escola de Artes – quando a vida foi dando suas pinceladas para me mostrar a sensibilidade da criação, a beleza das formas, a transcendência dos limites. Complementei os estudos com faculdade de Propaganda, pós-graduação em Marketing, em meados da década de 1980.

Na área profissional, trabalhei no setor público e no privado. Passei por pequenas empresas, por grandes corporações. Relacionei-me com empresas nacionais e multinacionais, com diretores e funcionários. Exerci atividades como cliente e como fornecedor. Alegrei-me com promoções recebidas, senti a frustração por outras não conquistadas. Conheci o coleguismo, a amizade sincera e a hipocrisia das máscaras profissionais. Fui empregado, empresário, artesão.

Na vida pessoal, vivenciei, pessoalmente ou com pessoas próximas, a alegria do nascimento e a dor do falecimento. Situações de separação e reconciliação. A sombra da doença e o alívio da recuperação. A dificuldade financeira e o auxílio prestativo. Vi e vivi os sentimentos da alegria e da tristeza, a dor do medo e a emoção da fé.

Passei por psicólogo, por psiquiatra, por igreja católica, templo evangélico, centro espírita. Pelos caminhos da vida caí e me levantei, me perdi, busquei, encontrei.

Na década de 1990 fiz os primeiros contatos com autoajuda, metafísica, chakras, cristais, nova era, filosofia oriental. Livros, palestras e cursos desfilavam conceitos e alinhavam ideias.

Na virada do milênio, dei a virada definitiva em minha vida: cursos de Aromaterapia, Florais de Bach, metafísica aliada à espiritualidade, definiram minha trajetória, consolidaram minha história.

Hoje, entendo para o que a vida me preparou: quando meus clientes relatam os fatos da sua vida, além de escutá-los, posso entendê-los e senti-los. Não são apenas histórias, mas pedacinhos de vida, que encontram ressonância na minha. A maioria de suas dores já conheci e assim seus relatos, mais do que fatos catalogados em estudos, são experiências que me levam a uma compreensão que transcende a técnica e a teoria.

Procuro ajudá-los com os recursos de que disponho, para que encontrem sua própria força e continuem trilhando os caminhos da vida com passo seguro e confiante.

Compreendo que não são apenas clientes, mas almas que, embora ainda vacilantes, se preparam para fortalecer sua luz interior e contribuir para iluminar o mundo.

Parafraseando Carl Jung : “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

José Batista de Carvalho

Participação em eventos

– Seminário com Penny Price (Academy of Aromatherapy) – IFPA- International Federation of Professional Aromatherapists/ Aromaessencial – Centro de Referência em Aromaterapia Clínica – outubro 2013

– Workshop Aplicações Clínicas da Espiritualidade nos Cuidados em Saúde – Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – novembro 2008

– Curso Despertar da Alma com os Florais de Bach-Parte I – Instituto Dr. Edward Bach, Campinas, SP – setembro 2008

– Treinamento Profissional para o uso do Sistema de Aromaterapia Vibracional – “Águas Floridas Cromáticas, Óleos Essenciais Vibracionais e Compostos Vibracionais – Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa em Aromaterapia/ Abraroma-Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia – julho 2008

– I Simpósio Paulista sobre Saúde, Espiritualidade e Educação – Uma Relação Simbiótica – Disciplina de Emergências Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – novembro 2007

– Level 2 of the Bach International Education Program – Instituto Dr. Edward Bach, Campinas, SP/The Dr Edward Bach Foundation – março 2007

– Level 1 of the Bach International Education Program – Instituto Dr. Edward Bach, Campinas, SP/The Dr Edward Bach Foundation – janeiro 2007

– Holística 2006 – Jornada de Atualização em Terapia Holística – Sinte Sindicato dos Terapeutas – setembro 2006

– Comunidade de Estudos Avançados em Terapia Holística – modalidade Terapia Floral de Bach – Sinte Sindicato dos Terapeutas – Turma de 2005

– Associação ao Sinte Sindicato dos Terapeutas na modalidade Aromaterapia – julho 2004

– Curso Vida e Consciência – Gasparetto – outubro 2003

– Curso Vida e Consciência – Gasparetto – março 1998

– Grupos de estudos sobre temas voltados a consciência, espiritualidade, energias – 1990 até o presente

Experiência Profissional

 . Palestras realizadas

– Você e o pensamento –  abril, junho de 2013

– Encontro com você –  março, agosto de 2013

– Vamos fazer 2012 –  novembro, dezembro de 2012

– Teu amor te protege –  fevereiro de 2012

– O eterno feminino – 06 e 07 de março de 2010

– Deixe o Sol brilhar – abril, maio de 2009

– Cristais e aromaterapia – março de 2009

. Atendimentos Terapêuticos

Mais de 1500 atendimentos realizados em sessões individuais de terapia holística, desde 2008, tendo desenvolvido o trabalho de autoconhecimento Mergulho Interior.

Deixe uma resposta

