O pensamento pode resolver nossos problemas?

o-pensamento-pode-resolver-nossos-problemasO pensamento pode resolver nossos problemas? Já resolveu um problema pensando nele?

Qualquer tipo de problema – econômico, social, religioso – já foi alguma vez realmente solucionado por meio do pensar?

Em nossa vida diária, quanto mais você pensa num problema, tanto mais complexo, mais obscuro, mais incerto ele se torna. Não é assim em nossa vida diária real?

Pensando sobre certas facetas do problema, você pode ver mais claramente o ponto de vista de outra pessoa, mas o pensamento não pode ver o problema em sua inteireza, em sua completude, ele só pode ver parcialmente, e resposta parcial não é a resposta completa; portanto, não é uma solução.

Quanto mais pensamos num problema, quanto mais o investigamos, analisamos, discutimos, tanto mais complexo ele se torna. Então, será possível olhar para o problema de modo abrangente, total? Como é possível isso?

Parece-me que essa é a nossa dificuldade maior, pois os nossos problemas estão sendo multiplicados – há perigo iminente de guerra, há todos os tipos de perturbação no nosso relacionamento – e como podemos compreender tudo isso de modo abrangente, como um todo?

Obviamente, isso só pode ser resolvido quando pudermos olhá-lo como um todo – não em compartimentos, não fragmentados.

Quando isso será possível?

Certamente, só será possível quando o processo de pensar centrado psicologicamente – o qual tem sua origem no “eu”, no ego, na tradição, no condicionamento, no preconceito, na esperança, no desespero – tiver chegado ao fim.

Krishnamurti

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s